O texto, nos convida a conhecer o que aconteceu, durante o processo construtor das teorias pedagógicas em instituições escolares, logo de inicio, vimos que o militarismo, tinha grande influencia nessas teorias, foram implantadas as "ginasticas militares", construindo a ideia de que a ginastica militar resultaria em corpos saudáveis. Contudo, a população trabalhadora prejudicava sua saúde psicológica visto que se dava muita importância ao corpo e pouca importância a mente.
Foram citadas duas teorias, a pedagogia critico-superadora e a critico-emancipatória.
O texto ressalta também, que para entender o objeto da EF, é necessário entender que o movimentar-se humano não é só biológico, mecênico ou psicológico, ele é um fenômeno cultural.
ANA FÁVIA
ELAINE
Interessante todas essas passagens da Edução Física, todos esses "modelos" ainda deixam seus resquícios no modelo atual de Educação, mas como vimos também desde a década de 80 os professores passaram então a buscar se fundamentar para melhorar sua metodologia de ensino, e isso também é nossa realidade hoje, não basta que sejamos apenas alunos graduados em Educação Física, temos que buscar melhorar a cada dia mais, pois existe a necessidade de buscarmos mais conhecimentos para esse mercado tão exigente.
ResponderExcluirOtalis Henker
Também ressalto a importância de se trabalhar a Educação Física nas escolas, buscando transmitir o conhecimento cultural do movimento, entrelaçando os métodos pedagógicos e tecnicistas. Vimos a importância que a Educação Física tomou a partir da década de 80, e que até hoje busca melhorar e ampliar seus métodos.
ResponderExcluirHércules Santos
A Educação Física é um componente curricular com privilégios, pois ela tem as praticas corporais como ferramenta para o ensino. Mas infelizmente ela é ama pratica pedagógica desvalorizada, pois muitos a acham que não tem significância alguma.
ResponderExcluirAltair C. Lopes
Eu acredito que a formação do professor é contínua. Com o passar dos dias vão surgindo novas técnicas, novas práticas, novos modelos para auxiliarem o professor no ensino, mas a impressão que tenho é que as vezes parece que a Educação Física escolar estagnou no método tecnicista e a matéria perde o valor na escola por causa de maus profissionais que não entendem o valor da prática pedagógica da Educação Física e isso acaba ocasionando o que vemos hoje, a Educação Física perdendo espaço nas escolas.
ResponderExcluirJuliana Rosa