A origem das praticas pedagógicas
O texto de Valter Bracht, nos mostra como aconteceu o processo da construção das teorias pedagógicas na instituição escolar, que eram influenciadas pela instituição militar que entrava com a prática que no caso era a “ginastica militar” e a medicina trazia a teoria, no intuito de que praticando a ginastica militar, os corpos seriam mais saudáveis. Porém a população trabalhava muito em prol ao tecnicismo e não tinham tempo de descansar suas mentes, então criavam corpos fisicamente perfeitos, e internamente psicológicos devastados, ou seja, o texto apresenta teorias pedagógicas que vistas pela educação física de hoje são criticadas em relação aos usos e aos significados atribuídos as práticas corporais naquela época.
Poliana Côra e Raique Sales
A Educação Física nos anos 80 tinha um perfil funcionalista, ou seja, buscava uma melhor aptidão física para manter os corpos saudáveis. O País se caracterizava através do físico, pois corpos saudáveis era sinônimo de País rico, devido o índice de produção aumentar, levando em conta o porte físico do povo brasileiro aumentando assim a produção e posteriormente gerando mais lucro ao País.
ResponderExcluirMarcélio Scardua Mezzadri.
A EF de antigamente era voltada exclusivamente para o corpo. Eles esqueciam da mente, e tiveram como consequência um corpo desfragmentado psicológicamente.
ResponderExcluirAltair Clemente Lopes