domingo, 28 de abril de 2013
Burrhus Frederic Skinner
Burrhus Frederic Skinner foi um ator e psicólogo americano. Conduiu trabalhos pioneiros em psicologia experimental e foi propositor do Behavorismo Radical, abordagem que busca entender o comportamento em função das inter-relações entre a filogenética, o ambiente (cultura) e a história de vida do indivíduo.
A base do trabalho de Skinner refere-se a compreensão do comportamento humano através do comportamento operante. Seu trabalho é o complemento, é o coroamento de uma escola psicológica. Skinner adotava práticas experimentais derivadas da física e outras ciências.
O sistema de psicologia de Skinner é sob muitos aspectos um reflexo das suas primeiras experiências de vida. Ele considerava a vida um produto de reforços passados e afirmava que sua própria vida fora tão pré-determinada organizada e ordeira quanto seu sistema ditava que todas as vidas humanas fossem.
Sua principal contribuição para a psicologia foi o conceito do Comportamento Operante, que descreve um tipo de relação entre as respostas dos organismos e o ambiente. Diferente da relação descrita no comportamento respondente onde um estímulo elicia/gera uma resposta, o comportamento operante descreve uma relação onde uma resposta gera uma consequência.
Marcélio Scardua,
Otalis Henker.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O behaviorismo radical baseia-se na praticidade. O contemporâneo behaviorismo radical não faz distinção entre os mundos subjetivo e objetivo, e se concentra em conceitos e termos, e o objetivo da ciência do comportamento aqui é descrever em termos que se tornem familiares e, portanto, “explicados”, buscando a ampliação da nossa experiência natural do comportamento por meio da observação precisa
ResponderExcluirPoliana Cora