sábado, 27 de abril de 2013




John Dewey: A verdadeira educação, pensada para o futuro social e democrático. Educação como instrumento para o pensamento e reflexão.

John Dewey, foi um grande  filósofo, educador e psicólogo americano. Ele defendia a democracia e a liberdade de pensamento como instrumentos para maturação emocional e intelectual das crianças.
Para John Dewey as ideias são instrumentos de ação, que só valem se produzirem efeitos práticos, ou seja, a verdade de uma ideia reside na sua utilidade.
O aprendizado para Dewey só se dá quando ideias são compartilhadas e isso só é possível num ambiente onde não há barreiras à livre expressão do pensamento. Era por isso que não acreditava na escola de então, que cabia do aluno receber passivamente o conhecimento. Para ele, cabe ao aluno aprender a protagonizar na escola e no futuro como cidadão na democracia, é pela experiência, pela atividade, pela iniciativa, é que a criança realmente aprende, e quando o adulto participará. Ou seja, é necessário partir de um problema sentido pelos alunos, analisar esse problema, pensar em alternativas, solução, experimentar varias possiblidades e finalmente agir. Pois segundo John, cabe ao professor não expor ao conhecimento, que ele, professor, já tem, mas despertar o interesse do aluno, conduzindo o seu aprendizado por meio da experiência dele. 
O seu grande mérito foi ter sido um dos primeiros a chamar a atenção para a capacidade de pensar dos alunos.

“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.”
John Dewey

{Altair C. Lopes} {Juliana Rosa}

5 comentários:

  1. Uma das características do pensamento pedagógico de Dewey: os fins justificam o meio,ou seja,quando o professor passa matéria no quadro,ou dá algum exercício,o alunos logo pergunta:vale nota? tem que copiar?
    O professor tem o papel de despertar a atenção dos alunos, para que os mesmo possam aprender por si próprios,e formularem pensamentos críticos sobre as coisas.
    Andressa Storch

    ResponderExcluir
  2. John tem uma filosofia bem interessante, pois o melhor aprendizagem e aquele a qual você busca. E valido que entendemos a grande importancia do saber, pois atraves dele adquirimos, pensamentos criticos se tornando assim pessoas cada vez mais pensantes !
    Um grande filosofo para aréa da educação .
    Para Dewey, o pensamento não existe isolado da ação. A educação deve servir para resolver situações da vida e a ação educativa tem como elemento fundamental o aperfeiçoamento das relações sociais.
    Francielle Timoteo

    ResponderExcluir
  3. Acredito e concordo que despertar o interesse do aluno seja uma forma bem interessante para o professor conquistar resultados que busca no aprendizado da criança. E despertar do aluno o interesse sem que ele ganhe nada em troca - a não ser conhecimento e desenvolvimento - é a grande satisfação do profissional.

    Ana Flávia Thebaldi

    ResponderExcluir
  4. Concordo com Dewey e acredito que o professor deve mostrar seu conhecimento e também expandi-lo/recriá-lo afim de, junto com os alunos contribuir para o desenvolvimento do conhecimento de todos.

    Elaine Duarte

    ResponderExcluir
  5. O professor tem que despertar e conduzir o interesse da criança, através de motivações compartilhando ideias, trocando experiências , que contribuirá no desenvolvimento de aprendizagem dela. Pois segundo Dewey, cabe ao professor não expor ao conhecimento, que ele como professor, já tem, mas despertar o interesse do aluno.

    Pétria Moro

    ResponderExcluir