quinta-feira, 4 de abril de 2013




Concepções de corpo na Idade Média

Dentre os pensadores dessa época destaca-se as ideias de Santo Tomas de Alquino, pois suas ideias uniram alma e corpo como um único elemento. Dizia ele que um corpo educado se transforma  em santuário da alma. Mas as ideias Tomistas  coloca a alma num nível acima do corpo, mesmo defendendo que o corpo e a alma tenham uma relação de interdependência, não existe corpo sem alma assim como a alma não pode existir sem o corpo. Nós sabemos que dentro de uma empresa, na relação entre patrão e empregado o patrão sempre estará num patamar acima, mesmo sabendo que o patrão depende do empregado para obtenção de lucro. Assim é o corpo e a alma.
É nessa mesma época que as pessoas passam a ter mais cuidado e preocupação com o corpo e com o meio ambiente, pois estava ocorrendo um alto índice de mortes da população europeia devido as condições de saneamento básico das cidades.
Leonardo da Vinci faz uma comparação entre a terra e o corpo humano. Ele coloca que assim como o corpo tem os ossos para a sustentação, a terra tem as pedras, assim como o corpo tem o mar de sangue, a terra tem o mar de água. Da Vinci nos leva a compreender que nosso corpo está interligado com a alma, pois os hormônios (físico) interferem em nosso humor (sentimento). Da Vinci utilizou essa tese juntamente com seu dom para a arte para estimular diferentes emoções e sentimentos nas pessoas.


Altair C. Lopes 
Juliana Rosa 
 



2 comentários:

  1. A versão dual do corpo é aquela que hora prioriza o corpo e ora prioriza a mente. A vertente psicanalítica é o suporte físico do corpo explica o imaterial: inteligência, emoção, etc. A vertente fisiológica é a base biológica do corpo. Desde a antiguidade as pessoas pensam que corpo e mente são duas coisa diferentes, o que nos trouxe consequências até hoje, ou seja, ainda tem se a ideia que corpo e mente são diferentes.
    Andressa Storch

    ResponderExcluir
  2. mas idade moderna começa a possibilidade de superar esse dualismo, as pessoas deixam de acreditar no teocentrismo e passam a acreditar no antropocentrismo. E surgem novas teorias,como por exemplo de Lavoisie, que diz que, o corpo se transforma, por isso, é matéria transmutável.
    Chaiany Marquezini

    ResponderExcluir