domingo, 21 de abril de 2013




O método Higienista 


O método higienista é de grande importância para a área da Educação Física. Esse método foi muito difundido na Europa. No Brasil o método que se aplicava melhor ao contexto vivido na época era o francês. Nesse método os franceses acreditavam que se não houvesse alguma prática voltada para cuidar da saúde da população da França, logo ela poderia acabar. Logo após a implementação desse método em escolas e no exército houve a necessidade de preparar os trabalhadores franceses para que possuíssem um melhor condicionamento físico, assim eles trabalhariam e produziriam muito mais. As práticas higienistas possuíam também o intuito de preparar o corpo para guerra, através da ginástica militar.
Como se teve sucesso na França, o Brasil resolveu adotar o método higienista francês. No início houve grande resistência por parte de empresários, pois não viam lucro imediato com o uso desses métodos. Mas depois viram que com a ginástica a população brasileira poderia se desenvolver muito.
Francisco Amoros defendia que "Os benefíciose a utilidade comum, são os fins principais da Ginástica; a prática de todas virtudes, de todos os sacrifícios, os mais difíceis e generosos são os meios, a saúde, o prolongamento da vida, o melhoramento da espécie humana, o aumento da riqueza e força individual e pública, são os seus resultados."
A partir desse contexto, esse método começa a ganhar força com o apoio do Governo e dos higienistas.

Chaiany 
Thayciane

2 comentários:

  1. Penso que a aplicação do método higienista francês foi de grande importância para o Brasil, pois a preocupação com a saúde passou a ser bem maior do que antes da aplicação. A qualidade de vida a partir dela melhorou e muito! Mesmo que a aplicação foi voltada para que o trabalhador ficasse mais tempo na jornada de trabalhado, visto que, um individuo antes da aplicação do método francês tinha maior probabilidade de adoecer e, consequentemente, se afastar do trabalho, acredito que os benefícios foram bem maiores.

    Arley Grazziotti

    ResponderExcluir