segunda-feira, 24 de junho de 2013

CAFÉ COM PROSA

Acad. Arley Grazziotti Gregorio – 3º Período, ESFA 2013.

Inicio este relatório, pelo ponto em que mais tive preocupação que não acontecesse: minha pergunta a Valter Bracht. Primeiro porque tive total consciência de que, se não fizesse a pergunta, zeraria a pontuação da mesma. E, segundo mais não menos importante, para tirar a dúvida que havia surgido com um autor de grande renome da área da Educação Física. Portanto, até o momento em que de fato a ação de perguntar ocorreu, o que mais fiz, foi ler e reler minha pergunta para que nada saísse do planejado.
A pergunta consistia na dúvida gerada ao ler o texto “Corpo, Mídia e Cultura”, de Adriana Braga. “[...] o modo como cada diferente cultura ensina a seus membros maneiras específicas de usar seus corpos: todas as pessoas dormem, comem, andam, descansam etc., mas cada sociedade o faz de um modo diferente.”. Ao ler essa frase, veio-me a dúvida, que mesmo assim, ainda acontece em alguns casos, situações em que mesmo o indivíduo esteja inserido dentro de uma determinada cultura, ele não se assemelha a seus familiares ou grupo. Como isso é possível e de que maneira ocorre?
Confesso que a resposta me surpreendeu. De acordo com Bratch, esse processo é natural e vai de acordo com individualização do indivíduo. Ele ainda Considerou esse processo de adquirir apenas algumas características dos semelhantes como algo bom é necessário para a sociedade. E, realmente, após tal resposta, obtive a clareza que mesmo convivendo por toda a vida com meus pais, foi preciso selecionar, inconscientemente, apenas algumas características, já que, se adicionar todas, eu seria uma mera cópia.
Dito isso, volto ao contexto geral do debate filosófico sobre o corpo e suas implicações na prática pedagógica da Educação Física. Primeiramente, quero colocar aqui, o meu pensamento de como é enriquecedor o breve momento do Café com Prosa.
Vi e ouvi, Bracht sendo perguntado sobre questões que considero que irão ser colocadas a todo o momento, enquanto acadêmico e posteriormente, como formado em Educação Física, assim como foi colocado a ele. Perguntas sobre o corpo perfeito, academias, por exemplo.

Penso que questões como estas, vão ser e, ainda são predominantes na área de educador físico. Assim como foi relatado por Bracht, a mídia exerce grande influência sobre o tipo físico que o indivíduo deve considerar como o ideal. Este, que geralmente, é o tipo físico com grande massa muscular e baixa massa lipídica presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário