segunda-feira, 24 de junho de 2013

Matheus Moraes dos Santos, Atividade referente ao dia 13 de maio de 2013.


A relação que o corpo tem com os objetos na propaganda consumista.

Consumir, seja para a satisfação de "necessidades básicas" e/ou "supérfluas", é uma atividade presente em toda e qualquer sociedade humana, ou seja, o consumismo é o ato de consumir produtos e serviços, é a partir desse ato que nasce o consumismo, crescente e avassalador, sôfrego e compulsivo. Mais que isso, devido ao modo pelo qual a publicidade induz ao consumo faz com que indivíduos, coletividades e multidões, consciente ou inconscientemente, elejam o consumismo como um exercício efetivo de participação, inserção social ou mesmo de cidadania. São muitos os que se comportam e imaginam como se o consumismo fosse o mais imediato, objetivo e evidente exercício de cidadania. A influência que as empresas, por meio da propaganda e da publicidade, bem como a cultura industrial, por meio da TV e do cinema, exercem nas pessoas é muito grande.
Tendo isso posto, a cultura em nosso meio é muito forte, pois queremos sempre acompanhar o meio onde estamos situados, e para acompanhar o meio em que vivemos, na maioria das vezes consumimos mais que o necessário, acabamos fazendo dividas desnecessárias, tudo isso para podermos ter um espaço, porque o nosso corpo, os objetos que esta nele, tem que ser parecido ou melhor que o do amigo.
Cada sociedade tem a sua cultura e cada integrante de uma sociedade tenta acompanhar a cultura do meio. Dessa forma, essa sociedade capitalista vai sendo construída, onde ter é mais importante que ser, onde você é o que você tem, onde o seu status que você ocupa depende inteiramente do carro, tênis e a roupa de marca que você possui.


Matheus Moraes dos Santos

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