A
relação que o corpo tem com os objetos na propaganda consumista.
Consumir, seja para a
satisfação de "necessidades básicas" e/ou "supérfluas", é
uma atividade presente em toda e qualquer sociedade humana, ou seja, o consumismo é o ato de consumir produtos e serviços,
é a partir desse ato que nasce
o consumismo, crescente e avassalador, sôfrego e compulsivo. Mais que isso,
devido ao modo pelo qual a publicidade induz ao consumo faz com que indivíduos,
coletividades e multidões, consciente ou inconscientemente, elejam o consumismo
como um exercício efetivo de participação, inserção social ou mesmo de
cidadania. São muitos os que se comportam e imaginam como se o consumismo fosse
o mais imediato, objetivo e evidente exercício de cidadania. A influência que as empresas,
por meio da propaganda e da publicidade,
bem como a cultura industrial, por meio da TV e do cinema,
exercem nas pessoas é muito
grande.
Tendo isso posto, a
cultura em nosso meio é muito forte, pois queremos sempre acompanhar o meio onde
estamos situados, e para acompanhar o meio em que vivemos, na maioria das vezes
consumimos mais que o necessário, acabamos fazendo dividas desnecessárias, tudo
isso para podermos ter um espaço, porque o nosso corpo, os objetos que esta
nele, tem que ser parecido ou melhor que o do amigo.
Cada sociedade tem a
sua cultura e cada integrante de uma sociedade tenta acompanhar a cultura do
meio. Dessa forma, essa sociedade capitalista vai sendo construída, onde ter é
mais importante que ser, onde você é o que você tem, onde o seu status que você
ocupa depende inteiramente do carro, tênis e a roupa de marca que você possui.
Matheus Moraes dos Santos
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