Ao abordar um dos principais filósofos contemporâneos, devemos ressaltar que suas ideias devem sua originalidade da apropriação de conceitos de outros filósofos como Espinosa e Nietzeche, para a criação da sua própria filosofia prática.
Se trata de um filósofo que estudou a vida, não apenas como algo vital, guiado apenas pela razão, mas como experiência prática. Isso vale pro individual e o coletivo. Ele se baseia, argumentando em o que é a vida, no que ela se constitui.
Deleuze dava mais valor ao pensamento ao invés da consciência, argumentando que é ele que permite questionar os limites da própria consciência. A consciência é aquilo que já estamos acostumados, que já faz parte de nossas vidas, em contraposição o pensamento atravessa as fronteiras desse "mundinho" fechado e sem muitas opções de escolha, possibilitando o questionamento, a reflexão. Este processo é uma forma de elevar nossa potência. Um exemplo disso, é o fato de que as pessoas de classes mais baixas querem elevar seus níveis sociais através do ensino superior. É uma forma de aumentar a potência do pensamento e do corpo, indo para um lugar onde a maioria julga ser melhor e que vai ajudar na prosperidade financeira e social.
Portanto, potencializar o pensamento se faz necessário para abrir um leque de possibilidades, saindo da mesmice a qual estamos acostumados. Isso nos ajudará a alcançar outros patamares sociais e/ou intelectuais. E até poder refletir pobre a vida do próximo e tentar melhorar o convívio ou, até a si próprio.
Ana Flávia Thebaldi
Elaine Soares Duarte