sexta-feira, 22 de março de 2013

Jean - Jacques Rousseau – O corpo e o meio



Imagine uma esponja. Essa esponja é posta dentro de um recipiente com água. Logicamente nós sabemos o que vai acontecer, a espoja irá absorver parte da água contida no recipiente. Assim também acontece com o homem, nasce puro e é submetido a influência corruptora da sociedade. Assim pensava Rousseau na ideia sobre o corpo.
Nós bem sabemos que no mundo de hoje é comum vermos e muitas vezes vivenciarmos atos de violência e maldade, e isso nos leva a questionarmos, se o homem nasce puro, de onde teria surgido a maldade? Do presuposto de Rousseau, a origem dos males teria surgido da desigualdade social, que é um sistema de falha da civilização em atingir um bem comum.
Acreditamos e concordamos que o homem é influênciado pelo meio, porém a partir do momento que ele adquire conciência do que é “certo” e ”errado” ele tem autonomia para decidir o que melhor lhe convém.

Altair C. Lopes
Juliana R. Nascimento

12 comentários:

  1. Em sua obra "Do Contrato Social" Rousseau defende a ideia de que o ser humano nasce bom, porém a sociedade o conduz a degeneração. Afirma também que a sociedade funciona como um pacto social, onde os indivíduos, organizados em sociedade.Isso e uma realidade que realmente vivemos, nenhum ser nasce sabendo, no entanto ao ir adquirindo uma idade ele já vai sendo influenciado pelo meio onde vive, criando sua filosofia de vida, e aperfeiçoando seus conhecimento para ter uma autonomia de distinguir o certo do errado .

    Francielle Timoteo 3º período

    ResponderExcluir
  2. Estamos o tempo todo absorvendo coisas ditas pela sociedade como boas ou ruins. Somos influenciados pelo meio que vivemos, absorvemos a maioria das coisas pelas pessoas que estão em nosso convívio, no meio que estamos. Nascemos puros e somos influenciados o tempo todo, pelas injustiças, desigualdade social, violência, porque esse é o meio que estamos inseridos, que foi construído pelos próprios homens.

    Pétria Moro

    ResponderExcluir
  3. Rousseau defendia a ideia que "o homem é bom por natureza, mas está submetido á influencia corruptora da sociedade”. Isso realmente acontece e no meio em que vivemos, pois nascemos puros, e ao decorre do tempo vamos adquirindo qualidades, defeitos, ideais, características próprias, mas tudo isso com á influencia da sociedade. E nós nos condenamos a viver em um certo "padrão",onde o diferente não é aceito.
    Andressa Storch

    ResponderExcluir
  4. Rousseau crê que o homem é bom naturalmente. A sua vivência em sociedade, e a relação entre homem e o grupo social que ele convive o transforma no que ele é, um homem bom ou ruim. Primitivamente, o homem é bondoso, generoso e pode se tornar um individuo ruim devido à equívocos da sociedade. Para ele, ainda existe um caminho que devolva a bondade ao homem, e ele fala mais sobre isso nas suas obras, "Contrato Social" e, padagogicamente, em "Emílio".

    ResponderExcluir
  5. A ideia de Rousseau sobre a bondade das pessoas quando nasce e que a sociedade que a corrompe pode ser vista por dois lados já que ele pregava que a maldade surgiu a partir da desigualdade social, mas será que foi a partir disso? Será que não tiveram outros fatores? Olhando pelo lado religioso, surgiu com a desobediência de Eva, e não existia distinção de posses naquele tempo, então pelo meu ver a desigualdade social poderia ser um dos fatores atuais e não ser a causa do surgimento da maldade humana.
    Raique Sales

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo observando pelo lado religioso, podemos observar que Adão foi influenciado por Eva, que foi influenciada por satanás (serpente). Se a serpente não conseguisse influenciar Eva, ela não iria Influenciar Adão e provavelmente a história poderia ser outra. A ideia defendia por Rousseau de que "o homem é bom por natureza, mas está submetido á influencia corruptora da sociedade”, fala a respeito de todos sentidos (físico e emocional) das pessoas, desde a maneira com que a outra fala, senta, escreve, dança, pula ou até mesmo quando nos referimos a posição social, profissões, religiões e etc, isso pode influenciar no comportamento e escolha das pessoas que as observam. Tudo tem uma pitada de influência! porém e obvio, toda regra tem sua exceção. Por exemplo, nem todo filho de Médico quer ser Médico, nem todo filho de alcoólatra, vai se tornar um alcoólatra. Porém as chances são mais notáveis!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Quem garante que Eva e Adão existiram? Eu também concordo pelo ponto de vista do Rousseau, por ser um conhecimento humanista secular. A desigualdade gera as impurezas na vida, gera revolta, gera injustiça... é ai que surge a maldade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa questão se adão e eva existiram vai depender de sua cultura, se vc acredita ou não na bíblia
      Chaiany

      Excluir
  8. Concordo que o meio pode influenciar sim o ser humano.. porém, se pensar que o meio é responsável pela criação do caráter do ser humano certamente estamos dizendo que somos iguais a animais irracionais domesticados pela sociedade e pelo meio cultural, entretanto, sei que temos o poder de conduzir o nosso próprio pensamento e seguir passos diferente q a sociedade proporciona.

    ResponderExcluir