Merleau-Ponty foi um filósofo francês. Nasceu em 14 de março de 1908, Rochefort, faleceu em 03 de maio de 1961, Paris. Reforça sua ideia contra o dualismo.
Merleau-Ponty propõe pensarmos em uma compreensão corporal, uma forma de compreender o mundo com o corpo. Para o filósofo, o Homem é o núcleo dos debates sobre o conhecer, que é criado e percebido em seu corpo.
O corpo pivô da existência primeiramente porque ele nos acompanha em todos nossos passos em todas as vivências do ser humano.
‘’Ele se limita aos gestos necessários à conservação da vida e, correlativamente, põe em torno de nós um mundo biológico; ora, brincando com seus primeiros gestos e passando de seu sentido próprio a um sentido figurado, ele manifesta através deles um novo núcleo de significação.’’
O corpo se limita aos gestos conforme as necessidades da situação. Ressalta também que ‘’ o sentir é uma comunicação com o mundo’’.
Francielle Timoteo
Pétria Moro
Justamente,para Maurice Merleau Ponty "Precisamos ver o corpo para além dos seus aspectos físicos e, nesse sentido, lembrar que o nosso corpo não se reduz a um conjunto de funções neuro-motoras controlado por uma função superior qualquer, seja neurológica ou mesmo psíquica."
ResponderExcluir