sábado, 23 de março de 2013


Baruch Spinoza; Não se sabe o que pode o corpo.

 O corpo é feito de relações com outros corpos e que, dependendo dessas relações, um  sujeito poderia ser fraco ou forte, triste ou alegre. E o que pode um corpo? Dependeria de sua reação ao ser afetado por outros corpos e do quanto seria afetado.  Spinoza ressalta que ‘’ Não se sabe o que pode o corpo’’, ou seja, possa existir um jovem com o corpo compatível ao corpo de um idoso ou vice e versa, o que comprova esse fato é o maratonista Indiano de cem anos que começou sua carreira com 89 anos de idade quando entrou na maratona de Londres em 2000. Harmander Singh, seu treinador, falando sobre seu estado físico, afirma que um exame de densidade óssea de 2010 revelou que sua perna direita era similar a de um homem de 25 anos e a esquerda a de um homem de 35 anos.  Com isso concluímos que ninguém sabe o poder do corpo, nem deduzir o que pode ocorrer ao corpo de acordo com a sua natureza.

‘’O corpo não pode determinar que a mente pense; nem pode a mente determinar que o corpo fique em movimento ou em repouso, ou em qualquer outro estado”  (Baruch Spinoza).

Marcélio Scardua
Otalis Henker.

2 comentários:

  1. Em nossas relações, o outro tem um papel tão forte, que é capaz de nos colocar num estado de servidão. Spinoza fala do poder do outro sobre nos e que um afeto forte é capaz de destruir um afeto fraco. Mas que um afeto não é capaz de vencer ideias. Portanto, que a gente reconheça o poder do outro sem esquecer do nosso.
    Ana Beatriz Müller

    ResponderExcluir
  2. cada corpo tem sua natureza,sua individualidade de poder afetar e ser afetado.
    Chaiany Marquezini

    ResponderExcluir