Um corpo doente prejudica a mente. Uma mente doente prejudica o corpo. Deve-se ter um equilíbrio nos cuidados da mente através de adquirir conhecimentos, para alcançar o mundo das ideias e nos cuidados com o corpo deve-se realizar exercícios físicos, alimentar-se bem, ou seja, para melhorar o suporte corpo.
A partir dos fatos mencionados, observamos que corpo e mente são parceiros, devem estar em equilíbrio, pois um corpo doente impossibilita a mente trabalhar, e uma mente sem corpo nada é.
Francielle Timoteo
Pétria Moro
Acredito eu que mente e corpo são indissociáveis. Se o corpo estiver sadio a mente também estará bem. O corpo sem a mente não vale de nada, assim como a mente sem um corpo não pode existir.
ResponderExcluirJuliana Rosa
A tese de que mente e corpo são dependentes uns dos outros é a mais bem aceita, pois é quase inimaginável um corpo sem mente e vice versa. Para trabalhar precisamos do corpo e da mente. A mente decide o que deve ser feito e o corpo executa. Se uns dos dois não existissem não haveria êxito nas coisas feitas por nós.
ResponderExcluirCesar Felipe C. do Nascimento
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPara Platão, a essência da realidade é percebida pela razão, isso deu à mente do homem um status superior a do corpo, pois para filósofo, o corpo está sujeito aos males da condição humana, sobre a qual se impõe a natureza, devendo, portanto, obedecer à mente e servi-la. Porém mesmo assim, o corpo e a mente são indissociáveis. A mente e o corpo trabalham lado a lado. Pois se o corpo não estiver bem, a mente também não está, e se a mente não estiver bem, o corpo estará mal. Cada um depende do outro, eles trabalham juntos, é a combinação perfeita de um convívio carismático com a vida.
Altair C. Lopes
Com certeza mente e corpo formam um único conjunto, mas é importante frisar que para uma mente saudável deve-se considerar a partir de sua memória genética, depois a intrauterina, a idade até os 7 anos e todo o período educacional e social. Ao longo da vida sofremos traumas e absorvemos fatos emocionais que determinarão nossa saúde mental; enquanto que o corpo, a partir do seu tronco encefálico é submetido a constantes estímulos emocionais, experienciais e sensações que podem comprometer a saúde do conjunto. É muito importante pois que visitemos nossas memórias e possamos trata-las e resinifica-las para o contexto social e de vida a qual possamos chamá-la de saudável.
ResponderExcluirHoje, 11 de janeiro de 2017, retorno a esta página para lembrar que estamos no janeiro branco em favor da saúde mental peço que continuem postando e divulgando estas reflexões tao valiosas...
ResponderExcluirTer a mente sã e o corpo são são valores indissociáveis. Porém a célebre frase é do POETA. Romano Juvenal na Sátira X.
ResponderExcluirSim, essa frase não é de Platão. É do poeta Juvenal.
ResponderExcluirEssa frase é Pitágoras de Sarmos. A doutrina pitagórica tinha os cuidados com o corpo na alimentação, busco informações e verá que a frase é de Pitágoras.
ResponderExcluirO que temos de Pitágoras são os fragmentos e mais tardio em Platão em seus fragmentos descreve do a então existência dele. Pitágoras foi um pré socrático e para ele a razão seira os números.
ResponderExcluir